Exibindo e propondo reflexões sobre as produções contemporâneas nacionais, a Semana - Festival de Cinema (antiga Semana dos Realizadores) começa hoje sua nona edição. Até o dia 22 de novembro, o evento ocupará o Espaço Itaú de Cinema, no Rio de Janeiro, para projetar nas telonas a sua programação, que conta com 56 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens.
Um dos destaques da programação nacional é Arábia, filme de abertura do evento que foi exibido no Festival de Roterdã e o grande premiado do Festival de Brasília. A curadoria deste ano também conta com António Um Dois Três, primeiro longa de Leonardo Mouramateus; Baronesa, maior premiado na Mostra de Tiradentes; A Moça do Calendário, nova obra dirigida por Helena Ignêz; e Café com Canela, melhor filme do júri popular de Brasília.
Além da programação gratuita de abertura e das demais sessões, o festival também terá três debates cinematográficos no Centro Cultural Olho da Rua. As temáticas são: Cinema e Videoativismo - Imagens de Resistência (17/11 às 14h); A Igualdade é Branca - Cinema, Raça e Poder (18/11 às 14h); e Periferia, Negritude e Experimentação no Cinema do Séc. XXI (20/11 às 14h).
Veja a programação completa no site da Semana e faça sua grade! Os ingressos custam R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia).