A carreira de Kevin Spacey nunca mais será a mesma depois da maré de acusações de assédio e abuso sexual contra o ator. Antes celebrado como um dos nomes mais talentosos de sua geração, com duas estatuetas do Oscar em casa, Spacey foi criticado por assumir a homossexualidade para se defender das alegações de má conduta, foi demitido da Netflix, não estará na última temporada de House Of Cards, não será mais homenageado pelo Emmy Internacional e seus filmes ainda inéditos se tornaram uma batata quente nas mãos dos estúdios de Hollywood.
As alegações contra Spacey remetem a casos que teriam ocorrido ao longo das últimas três décadas e apontam para um comportamento descrito como "predatório" por oito pessoas que trabalham na produção de House Of Cards. Jon Bernthal, que trabalhou com o ator no filme de ação Em Ritmo de Fuga, contou que sua experiência durante as fimagens o fez "perder todo o respeito" pelo vencedor do Oscar por Beleza Americana e Os Suspeitos.
"Entrar naquele set e trabalhar com ele... Eu não fiquei muito lá e eu não estava numa situação para julgar, mas quando eu estava lá ele realmente me incomodou", contou Bernthal, que interpretou o bandido Griff, um dos empregados do misterioso gângster Doc (Spacey) no filme dirigido por Edgar Wright. "Eu achei ele um bully", completou. O ator comentou o assunto durante entrevista para a rádio online Sirius XM.
Bernthal afirmou que o comportamento que observou em Spacey tinha motivações sexuais e agressivas e disse que eram os homens da equipe que sofriam com seu colega de elenco. "Ele lidava com as pessoas de uma maneira que me fazia pensar, 'Cara, se ele falasse assim com uma mulher eu faria alguma coisa, eu diria alguma coisa'", disse, sem mencionar os detalhes do que ouvia. O ator contou não viu nada no set de Em Ritmo de Fuga que se compare com as demais denúncias feitas contra Spacey, como a levantada pelo também ator Anthony Rapp, que disse ter sido atacado sexualmente pelo ex-ator de House of Cards quando tinha apenas 14 anos de idade.
"Eu fiquei feliz em ir embora do set", contou Bernthal, que disse ter ficado decepcionado por presenciar atitudes negativas de um ator que admirava. "O tipo de homem que ele foi quando trabalhamos juntos me fez perder todo o respeito que eu tinha por ele."
Após as acusações contra Spacey surgirem, uma foto publicada por Ansel Elgort em sua página oficial no Facebook foi reavaliada pelos fãs. Na imagem, uma still de Em Ritmo de Fuga, vemos Doc tentar encostar em Baby, protagonista vivido pelo ator de A Culpa é das Estrelas. Na legenda da imagem, Elgort escreveu, no dia 12 de agosto: "Não toque em mim, Kevin Spacey". Depois das alegações, a atitude de Ansel foi interpretada por parte dos fãs como um aviso sobre o comportamento predatório do veterano. No dia 5 de novembro, Elgort editou sua publicação e removeu a legenda da foto.