Domingo, 5 de novembro, foi o dia de prestigiar no X Janela Internacional de Cinema do Recife formas bem diversas de cinema de gênero, desde o clássico Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977), de Steven Spielberg, até o filme nacional As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra, que continua sua trajetória premiada por festivais.
Extraterrestres
Contatos Imediatos do Terceiro Grau trouxe a sessão mais cheia até agora no Cinema São Luiz. Este foi um momento de afetos: o diretor do Janela, Kleber Mendonça Filho, relembrou a importância do filme para a história do cinema e convidou um amigo a dar o testemunho sobre o impacto da obra em sua formação cinéfila.
A cópia em 4K garantiu uma excelente sessão, com qualidade impressionante de som e imagem. Esta foi a oportunidade de ver ou rever um dos principais clássicos da ficção científica, além de ser um dos precursores dos blockbusters e inovador em termos de efeitos especiais.
Leia a nossa crítica.
Lobisomens
Em registro bastante diferente, o brasileiro As Boas Maneiras explora a combinação peculiar de comédia, terror e musical que se tornou marca registrada de Rojas e Dutra. A interação entre uma mulher grávida e solitária (Marjorie Estiano, em ótima atuação) e a mulher contratada para cuidar do bebê (Isabel Zuaa) está repleta de sugestões potentes, muito bem construídas pela trilha, montagem e diálogos.
Na segunda metade da trama, a história muda radicalmente: entram em cena novos protagonistas, um novo tom, e os elementos sugeridos tornam-se explícitos. Talvez a obra perca um pouco de sua força neste segmento, mas ainda resulta em uma visão ousada e arriscada de cinema.
Leia a nossa crítica.
Confira as críticas do AdoroCinema sobre os filmes do X Janela:
As Boas Maneiras
Contatos Imediatos do Terceiro Grau