A Caixa Cultural do Rio de Janeiro apresenta, a partir da próxima terça, 7, a segunda edição da mostra Histórias extraordinárias: Cinema Argentino, que foi sucesso na cidade em 2016. Com sessões até o dia 19 de novembro, o projeto exibirá diversas produções de destaque na Argentina como Zama, drama de Lucrecia Martel que está na busca por um lugar na corrida pelo Oscar 2018.
Com o intuito de promover um olhar diferenciado sobre a cinematografia dos nossos hermanos, a programação traz aos cariocas obras premiadas em festivais e que tiveram passagens marcantes em seu circuito comercial. Entre eles estão os útimos ganhadores do Bafici, os longas As Lindas (2016), da estreante Melisa Liebenthal, e A Vendedora de Fósforos (2017), de Alejo Moguillansky.
Pizza, Cerveja, Cigarro (1997), já considerado um clássico de Israel Adrián Caetano e Bruno Stagnaro, também tem sessões marcadas. Além dele, outras obras que representam o movimento chamado "nuevo cine argentino" poderão ser vistas, como o curta-metragem Histórias Breves I (1995) e Bonanza, em Vias de Extinção, de Ulises Rosell.
A mostra contará ainda com um bate-papo com os realizadores Milagros Mumenthaler, que falará sobre o filme A Ideia de um Lago, e Ana Katz, que conversa com a atriz Andréa Beltrão sobre Sueño Florianópolis, onde trabalharam juntas. O escritor, professor e pesquisador Gonzalo Aguilar também ministrará uma palestra sobre o cinema argentino contemporâneo no dia 18 de novembro, às 16h30.
As sessões ocorrem de terça a domingo e os ingressos vão custar R$ 4 (inteira) e R$ 2. Mais informações sobre a programação podem ser adquiridas no site oficial da mostra.