Fã do cinema francês e morador do Rio de Janeiro? Se a resposta é sim, uma parceria entre a Cinemateca Francesa no Brasil com o Cine Joia, em Copacana, está te dando uma oportunidade única: A Mostra França é Joia!, que acontece entre 2 e 15 de novembro, traz aos cinemas cariocas oito grandes filmes do país que tiveram poucas ou nenhuma exibição em circuito nacional.
Entre os selecionados, estão as recentes produções O Efeito Aquático, drama Solveig Anspach premiado por seu roteiro original no César 2017, Jappeloup, de Christian Duguay, e Jovem Tigre, filme de Cyprien Vial que conta a comovente história de Many (Vial), um jovem imigrande indiano vivendo na França com a missão de enviar dinheiro a sua família, que ficou na Índia.
Quem curte cinebiografias de grandes figuras do cenário mundial também poderá conferir as histórias do famoso antropólogo Claude Lévi-Strauss, em Claude Lévi-Strauss Por Ele Mesmo, e do cineasta François Truffaut, um dos fundadores da Nouvelle Vague, em François Truffaut, uma Autobiografia.
As sessões acontecem no Cine Joia de Copacabana, que fica no subsolo da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 680. Os ingressos custam R$ 8 e podem ser adquiridos pelo ingresso.com. Mais informações e programação estão na página oficial do evento no Facebook.
Confira a lista completa dos longas:
O Efeito Aquático, de Solveig Anspach e Jean-Luc Gaget
Mostre a Língua, Moça, de Axelle Ropert
Boa Sorte Argélia, de Fami Bentoumi
François Truffaut, uma Autobiografia, de Serge Toubiana.
Jovem Tigre, de Cyprien Vial
Claude Lévi-Strauss Por ele Mesmo, de Annie Chevallay e Pierre-André Boutang
A Flor do Mal, de Claude Chabrol
Jappeloup, de Christian Duguay.