A última edição da Empire lança luz sobre o grande lançamento de dezembro nos cinemas de (quase) todo o mundo, Star Wars: Os Últimos Jedi. Chefe do setor da Lucasfilm que desenvolve as muitas criaturas do universo da franquia, Neal Scanlan comentou uma cena envolvendo o xodó de Star Wars - O Despertar da Força, BB-8, e seu gêmeo do mal, BB-9E
"Tinha um cena em particular em que BB-8 está disfarçado e precisa seguir sem ser reconhecido", diz Scanlan, usando um tempo verbal que deixa em suspenso se a cena estará no corte final do longa-metragem. "Soava mesmo muito ameaçador que seu sósia fosse o único que poderia ou não reconhecê-lo", ele comenta.
Outra criaturinha fofa e peluda que já conquistou os fãs de Star Wars — se tornando sensação de vendas de brinquedos — foram os Porgs. Segundo Scanlan, o bichinho específico que surge no cockpit da Millennium Falcon teria sido adotada como amiga do Chewbacca por possuir características semelhantes com a raça Wookie, como sua coloração e outras características semelhantes com a de Chewie.
Neal Scanlan ainda explicou que os Porgs têm ligação com os Cuidadores, a outra raça de Ahch-To. A ilha que se tornou refúgio de Luke Skywalker (Mark Hamill) seria um lugar tão remoto que as poucas espécies presentes no local teriam a mesma origem. "Eles são uma evolução dos porgs, possuem pés como de pássaros, mas são uma raça muito mais desenvolvida", disse ele sobre os Cuidadores, que possuem maior consciência e inteligência.
Por fim, Scanlan deu as poucas explicações que têm sobre a origem das misteriosas raposas de cristal vistas no último trailer. "A teoria é que elas se alimentaram desse planeta por tanto tempo que sua pelagem se tornou cristalina. Eles absorveram a mesma superfície do planeta em que vivem", explicou.
Star Wars - Os Últimos Jedi chega aos cinemas brasileiros no próximo dia 13 de dezembro.