Roman Polanski (Based on a True Story) retornará ao mundo dos documentários pela primeira vez desde 1972. Segundo o The Hollywood Reporter, o realizador franco-polonês vai rodar uma não-ficção sobre suas experiências de vida durante a Segunda Guerra Mundial. O polêmico cineasta tinha apenas 9 anos de idade no auge do maior conflito do século XX.
Ao lado do fotógrafo Ryszard Horowitz - cuja história foi narrada em A Lista de Schindler, de Steven Spielberg -, Polanski já está visitando locais que os dois não veem desde que escaparam da Polônia, incluindo o gueto judeu onde ambos viveram após a fuga e o apartamento onde Horowitz, premiado artista, fez suas primeiras fotos. A estrutura do filme, cujo título de trabalho é Polansk, Horowitz, será baseada, portanto, no registro destas novas experiências dos dois artistas e nas memórias compartilhadas dos tempos de guerra. O documentário não tem previsão de estreia.
Ainda, vale ressaltar que esta é a primeira vez que Polanski visita a Polônia, seu país natal, desde que a Suprema Corte local negou um pedido de extradição feito pelo governo dos EUA, no ano passado. Considerado foragido e ainda procurado pelas autoridades estadunidenses por causa do abuso sexual de uma menor de idade durante a década de 1970, o realizador foi novamente acusado de estupro no início deste mês. A denúncia feita pela ex-atriz alemã Renate Lenger é a quarta do tipo contra Polanski. A polícia suíça investiga o caso.