O ator veterano famoso por interpretar Leopold Mozart, pai do protagonista, no premiado Amadeus, Roy Dotrice faleceu na última segunda-feira (16) aos 94 anos.
O anúncio foi feito por sua família, que disse que ele "morreu pacificamente na sua casa em Londres rodeado de familiares, incluindo suas três filhas, netos e bisnetos".
Dotrice teve uma promissora carreira de inúmeras décadas, marcada por peças da Broadway, Tony Awards, e por produções televisivas como The Caretaker, pela qual ganhou um Emmy Award; Misleading Cases, que lhe rendeu um BAFTA; e Game of Thrones, seu último papel da carreira, como o piromante Wisdom Hallyne, que ajudou Tyrion com Fogovivo durante a Batalha da Água Negra. Originalmente, ele interpretaria o Meistre Pycelle, mas teve que recusar por motivos de saúde e recebeu um papel menor.
Dotrice também é conhecido pelos fãs de George R.R. Martin como narrador dos audiolivros de "As Crônicas de Gelo e Fogo", fato que lhe rendeu um lugar no Livro Guinness dos Recordes em 2004 por dar voz ao maior número de personagens em um audiolivro (no caso, 224).
Ele ainda fez participações em séries como Beauty and the Beast, na qual trabalhou com George R.R. Martin pela primeira vez; Magnum, P.I., Esquadrão Classe A, e emprestou a voz para animações do Homem-Aranha e do Batman. Nos cinemas, além de Amadeus, ele também atuou em Hellboy 2 - O Exército Dourado, Um Casal Quase Perfeito e Mandroid, O Exterminador.
Antes de ser ator, Dotrice serviu durante a Segunda Guerra Mundial na Royal Air Force como operador de áudio e artilheiro no ar. Na época, seu avião foi derrubado e ele foi mantido como um prisioneiro de guerra, onde surgiu seu gosto pelo teatro, pois realizava concertos para seus companheiros. Em 2008, Roy recebeu da Rainha da Inglaterra a Ordem do Império Britânico por serviços prestados ao teatro.