Minha conta
    Nicolas Winding Refn vai lançar plataforma de streaming para exibir clássicos e filmes 'esquecidos'

    O ambicioso cineasta continua surpreendendo.

    Ian Gavan

    Nicolas Winding Refn (Drive, Demônio de Neon) é um dos cineastas mais ambiciosos — para o bem e para o mal de seus filmes — da atualidade. E o inquieto realizador está decidido a expandir suas áreas de atuação: na França, o diretor anunciou que vai começar um trabalho como curador de sua própria plataforma de streaming, a byNWR, que exibirá versões restauradas de filmes clássicos e "esquecidos".

    "Achei que seria interessante vir ao lugar onde o cinema nasceu porque agora podemos celebrar a morte do cinema. Então, nos próximos dez segundos, vamos esperar em silêncio e sentir o que quer passe pelas nossas mentes", declarou o realizador, durante uma coletiva de imprensa no Festival Lumière, em Lyon. E, dez segundos depois, adicionou: "E, agora, o cinema renasceu".

    Segundo a Variety, a plataforma vai disponibilizar três filmes por trimestre e cada ciclo de lançamentos será baseado em um tema específico. O primeiro volume será intitulado Regional Renegades: Exploitation Gems from the Southern USA (ou Renegados Regionais: Joias do Exploitation do Sul dos EUA, em tradução livre); o segundo, por sua vez, será Missing Links: Restored and Rediscovered Classics of American Independent Cinema (Elos Perdidos: Clássicos Restaurados e Redescobertos do Cinema Americano Independente), ciclo que trará a primeira obra protagonizada por Dennis Hopper, A Noite do Terror.

    "O que é importante entender é que tudo que conhecemos sobre o passado já não é mais válido e byNWR é uma plataforma sobre a evolução do cinema, onde existirão oportunidades perfeitas para absorver cultura de várias formas diferentes. Existirão filmes que serão um ponto de partida para outras experiências artísticas", completou o realizador. A plataforma, portanto, incluirá um espaço para que editores e usuários adicionem ensaios, músicas, vídeos e fotografias, por exemplo, relacionados à temática do volume apresentado.

    "Amo as salas, amo os cinemas, mas estes não são mais os únicos lugares de exibição, e certamente não são os lugares dominantes. Precisamos lembrar que ver um filme envolve muitas coisas", finalizou Refn, que restaurou os filmes que serão apresentados em 4K com financiamento próprio. E aí, o que você acha da ideia? O serviço da byNWR deve ser lançado em fevereiro de 2018.

    O próximo trabalho de Refn como diretor será na série Too Old To Die Young. Protagonizado por Miles Teller (Whiplash), o show deve chegar ao catálogo do Amazon Prime, estúdio parceiro do realizador, no decorrer do ano que vem.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    • Exclusivo: "Sou o melhor e o pior de Cannes", diz o diretor Nicolas Winding Refn, de Drive e Demônio de Neon
    • Nicolas Winding Refn recusou dirigir 007 Contra Spectre e lançará seu próprio thriller de espionagem em breve
    • Demônio de Neon: "Elle Fanning tem um dom divino que todos mataríamos para ter", diz o diretor Nicolas Winding Refn (exclusivo)
    • Too Old to Die Young: Miles Teller fará série da Amazon do diretor de Drive
    Back to Top