Aos 70 anos, a atriz francesa Anne Wiazemsky faleceu na última quinta-feira, 5 de outubro, após longa batalha contra o câncer de mama. Casada com o cineasta Jean-Luc Godard entre os anos de 1967 e 1979, ela foi uma das grandes inspirações do diretor e fez diversos filmes com ele, como A Chinesa (1967), Sympathy for the Devil (1968) e Tudo Vai Bem (1972).
Os dois se conheceram durante as gravações de A Grande Testemunha (1966), de Robert Bresson. A história que viveram juntos está presente em O Formidável, longa de Michel Hazanavicius baseado no livro Un An Aprés, de Wiazemsky. Na produção selecionada para o Festival do Rio 2017, Louis Garrel e Stacy Martin interpretam o casal.
Além dos filmes com Godard, a atriz também trabalhou com uma série de outros diretores, como Pier Paolo Pasolini (Teorema, Pocilga), André Téchiné (Rendez-vous), Michel Deville (O Libertino) e Pierre Granier-Deferre (O Último Trem). Após ter atuado em seu último filme, o drama Ville étrangère (1988), ela seguiu carreira literária, deixando dois romances publicados Mon Enfant de Berlin (2009) e Un Saint Homme (2017).
Nascida em Berlim, Wiazemsky faleceu em Paris, onde morou grande parte da sua vida.