Até então, o próximo filme da franquia Terminator tem sido chamado de O Exterminador do Futuro 6 pela imprensa e por fãs da saga de ação e ficção científica. James Cameron quer que isso pare. De acordo com Arnold Schwarzenegger, em conversa com um editor do site TheTerminatorFans.com, James Cameron pediu que não se referira ao projeto da maneira citada para que não achem que há uma continuidade de enredo entre o longa-metragem ainda inédito e algumas outras produções da franquia.
"Arnold, faça-me um favor: Não diga que o filme é Terminator 6", teria dito o cineasta, relatou Schwarzenegger. Cameron criou a franquia e lançou, em 1984, o primeiro O Exterminador do Futuro, que foi o segundo longa-metragem de sua carreira. Sete anos depois, em 1992, lançou O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final, que se tornou um clássico e é um grande exemplo de sequência que supera o filme original.
De 1991 em diante, a franquia ganhou mais três filmes que não contaram com o envolvimento do cineasta em seu desenvolvimento: O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas (2003), O Exterminador do Futuro: A Salvação (2009) e O Exterminador do Futuro: Gênesis (2015).
Schwarzenegger relatou ainda que o produtor David Ellison, presidente do estúdio Skydance, disse que o filme deve ser chamado de "sequência de O Exterminador do Futuro 2". Entretanto, o ator que interpreta o androide T-800/T-850 na franquia foi franco com Cameron e Ellison. "As pessoas vão chamar o filme como quiserem então eu tenho certeza de que todo mundo vai chamar o filme de O Exterminador do Futuro 6! O Exterminador do Futuro 6! O Exterminador do Futuro 6! Vocês acham que as pessoas são burras? Depois de assistir ao filme elas podem dizer que é uma grande sequência de O Exterminador do Futuro 2, mas no começo todas vão dizer que esse é o sexto filme."
Em outras palavras, é melhor a Skydance encontrar logo um título oficial para a sequência, que seguirá os eventos do longa-metragem de 1991.
Até então, nenhum filme da franquia conseguiu superar O Exterminador do Futuro 2 em arrecadação nas bilheterias mundiais e os dois filmes dirigidos por Cameron nunca foram superados pelas demais sequências sem o cineasta no quesito aprovação da crítica.
Em 2018, os direitos para distribuição dos filmes da franquia nos Estados Unidos voltam para Cameron, após décadas. O diretor de Avatar será o supervisor do sexto filme da cinessérie, que será dirigido por
Tim Miller, de Deadpool.
"A franquia acabou ou ela ainda pode ser reinventada? A saga do Exterminador do Futuro ainda pode ser relevante hoje em dia quando a realidade se parece cada vez mais com a ficção científica que vimos nos dois primeiros filmes?", ponderou o diretor em uma entrevista recente. "Nós vivemos em um mundo de drones predadores e de vigilância, um mundo de big data e de inteligências artificiais cada vez mais capazes."