No início dos anos 2000, o Universo Cinematográfico Marvel ainda era um sonho distante. Por isso, a companhia vendeu os direitos de adaptação de algumas de suas franquias de maior sucesso para a Fox (X-Men e Quarteto Fantástico) e Sony (Homem-Aranha). Atualmente, a Marvel precisa realizar acordos para trazer estes heróis para o MCU. Mas segundo Stan Lee, esse panorama está prestes a mudar:
"Mais cedo ou mais tarde, eles vão recuperar os direitos de todos os nossos personagens. Os executivos da Marvel Studios estão trabalhando nisso, e filmes dos X-Men e derivados ainda estão sendo feitos. Mas não se preocupem. Vocês vão ter mais super-heróis da Marvel do que terão tempo para acompanhar tudo que virá pela frente nos próximos anos", declarou o ícone da cultura pop, durante uma palestra em um evento de quadrinhos em Nasvhille (via ComicBook).
O que isso quer dizer? Que, se Lee estiver correto, é apenas uma questão de tempo para que personagens como o Wolverine, o Ciclope, Jean Grey, o Professor Xavier, Magneto e até mesmo Deadpool também desembarquem no Universo Cinematográfico Marvel. Levando em consideração que Kevin Feige — que já declarou que pretende contar com todos os heróis da Marvel no futuro — e Amy Pascal conseguiram assegurar a participação de Peter Parker (Tom Holland) no MCU, é possível que os executivos da Marvel utilizem esta negociação como um modelo — possibilidade que já vem sendo ventilada nos bastidores há algum tempo.
No entanto, vale ressaltar que a situação é completamente diferente. Quando a Sony permitiu que o Homem-Aranha integrasse o canône dos filmes da Marvel Studios, o herói não estava em alta no mundo cinematográfico. Depois do fracasso de O Espetacular Homem-Aranha 2, não existiam planos concretos e/ou viáveis para um reboot da saga do Cabeça de Teia. Já no lado da Fox, as coisas estão correndo muito bem, obrigado.
Apesar de ainda não ter encontrado o caminho certo para adaptar o Quarteto Fantástico, a produtora conseguiu estabelecer um universo cinematográfico muito forte ao redor dos X-Men, criando uma franquia de sucesso e inúmeros spin-offs com grande potencial. Além disso, o retumbante e surpreendente sucesso de seus filmes produzidos para maiores de 18 anos (Deadpool e Logan) mostra que a Fox tem total domínio sobre suas propriedades intelectuais, atingindo inúmeras faixas de espectadores com êxito.
Desse modo, Feige e a Marvel precisarão negociar muito para realmente poder contar com os X-Men e o Quarteto Fantástico no MCU. Por outro lado, como a informação veio do próprio Lee, isso pode ser um sinal de que as conversas já se encontram em um estágio mais avançado no momento. De qualquer forma, é preciso esperar para ver qual será o desenrolar dos próximos capítulos — e será que Leonardo DiCaprio (O Regresso) realmente interpretará Lee em sua cinebiografia?
Os próximos filmes marcados no calendário da Fox são X-Men: The New Mutants (12 de abril de 2018), Deadpool 2 (meados de 2018) e X-Men: Dark Phoenix (1º de novembro de 2018). A Marvel, por sua vez, também tem três longas prontos para serem lançados: Thor: Ragnarok (26 de outubro), Pantera Negra (15 de fevereiro de 2018) e Vingadores: Guerra Infinita (26 de abril de 2018).