Foi anunciado o primeiro grande concorrente sul-americano para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Os chilenos elegeram Uma Mulher Fantástica, um dos maiores sucessos do Festival de Berlim deste ano, como seu representante. Esta é a segunda vez em que um filme do cineasta Sebastián Lelio (Gloria) é selecionado como postulante do Chile — que ainda não tem um Oscar — à categoria.
Descrito como "um belo retrato de personagens e uma potente descrição da transexualidade" pela crítica 3,5 estrelas do AdoroCinema, Uma Mulher Fantástica segue os passos de Marina (Daniela Vega), uma garçonete trans que luta para ganhar seu sustento. Seu grande sonho é se tornar uma cantora de sucesso, mas o a inesperada morte de seu namorado faz com que sua vida seja virada de cabeça para baixo.
Se conseguir chegar à lista final de cinco nomeados, Uma Mulher Fantástica será a segunda produção chilena a conseguir tal feito. Anteriormente, apenas No, de Pablo Larraín, conseguiu abocanhar uma das cinco derradeiras vagas. No entanto, para chegar ao sonhado prêmio, Uma Mulher Fantástica precisará enfrentar a ferrenha competição de outros badalados longas, tais como The Square (Suécia), ganhador da Palma de Ouro em Cannes; On Body and Soul (Hungria), vencedor de Berlim; In The Fade (Alemanha); e Happy End (Áustria), entre outros grandes competidores.
Ainda, as casas de apostas colocam filmes como o russo Loveless (Andrey Zvyagintsev), os franceses 120 Batidas por Minuto (Robin Campillo) e Visages Villages (Agnès Varda & JR), o mexicano Las Hijas de Abril (Michel Franco) e o sul-coreano The Day After (Hong Sang-soo) como algumas das principais produções cotadas para disputar uma das concorridas vagas. Confira aqui a lista que o AdoroCinema preparou com os 23 possíveis candidatos para representar o nosso país.
Uma Mulher Fantástica está em cartaz nos cinemas brasileiros.