Uma das histórias mais revisitadas do riquíssimo livro de contos das 1001 Noites ganhará mais uma adaptação cinematográfica. A trama de Ali Babá, um pobre madeireiro que descobre a entrada para um covil de ladrões repleto de tesouros — "Abre-te, Sésamo!" —, será novamente levada às telonas pelo cineasta Martin Campbell (007 - Casino Royale).
Este será um dos primeiros projetos do realizador em seis anos, que decidiu fazer uma pausa em sua carreira nos cinemas após o fiasco de Lanterna Verde. O diretor de filmes como O Fim da Escuridão e Limite Vertical comandará a produção a partir do roteiro de Dave Holstein (Weeds). Segundo o site Tracking-Board, o script acompanha a trajetória de um romancista que descobre o mapa de Ali Babá perdido nos pertences de seu pai. Ao lado de um experiente cartógrafo, o escritor inicia uma perigosa aventura em busca dos valiosos artefatos, que hoje estão nas mãos de uma poderosa organização criminosa.
Campbell também já está escalado para dirigir Across the River and Into the Trees, adaptação do romance "Na Outra Margem, Entre as Árvores" de Ernest Hemingway estrelado por Pierce Brosnan, ator com quem Campbell trabalhou em 007 Contra GoldenEye. Além destes projetos, o diretor também se prepara para lançar O Estrangeiro, suspense de ação protagonizado pelo astro chinês Jackie Chan (Bater ou Correr), e por Brosnan, que chega aos cinemas brasileiros no dia 30 de novembro.
O novo Ali Babá e os 40 Ladrões ainda não tem previsão de estreia. Vale lembrar que a trama da aventura foi livremente adaptada no clássico Aladdin.