Depois de In The Fade (Alemanha) e The Square (Suécia), ganhador da Palma de Ouro em Cannes, serem selecionados como os representantes de seus respectivos países na corrida por uma vaga na disputa do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, mais um premiado longa entrará na competição. Trata-se de On Body and Soul, obra húngara que venceu o Festival de Berlim.
Dirigido por Ildiko Enyedi, o romance narra a história de dois jovens que se conhecem através de seus sonhos, duas pessoas feridas pela vida que buscam sua redenção nos braços de um outro alguém. Impulsionado pelo título do Urso de Ouro e selecionado para a mostra oficial de Toronto, On Body and Soul é a grande aposta da Hungria para retornar ao primeiro lugar do pódio na categoria estrangeira do Oscar. Há dois anos, o país localizado na Europa Central levou o troféu para Budapeste por causa do triunfo de Filho de Saul, aclamado e premiado longa de László Nemes.
Será que On Body and Soul conseguirá abocanhar uma das cinco vagas da concorrida lista final do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro? É preciso esperar para ver — e para saber quais serão os representantes dos outros países. Vale lembrar que o russo Loveless (Andrey Zvyagintsev), os franceses 120 Batidas por Minuto (Robin Campillo) e Visages Villages (Agnès Varda & JR), o austríaco Happy End (Michael Haneke), o mexicano Las Hijas de Abril (Michel Franco) e o sul-coreano The Day After (Hong Sang-soo), todos muito elogiados, também estão cotados pelas principais casas de apostas para entrarem na disputa.
Confira aqui a lista que o AdoroCinema preparou com os 23 possíveis candidatos para representar o nosso país. On Body and Soul ainda não tem previsão de estreia no Brasil.