Após concentrar-se única e exclusivamente em seus documentários por quase 40 anos, o cineasta Alex Gibney (Going Clear) decidiu retornar ao cinema de ficção. Além de ter assinado contrato para realizar o suspense The Action, escrito por Scott Z. Burns (O Ultimato Bourne), Gibney também será o responsável pela direção de American Hero, filme baseado na história real de Hugh Thompson Jr., herói da Guerra do Vietnã.
Com roteiro assinado por Anthony McCarten (A Teoria de Tudo), American Hero dramatizará a complexa proeza do Capitão Thompson, que impediu os avanços da maior chacina de civis do conflito entre os EUA e o país do sudeste asiático: o infame e brutal massacre de Mỹ Lai, ocorrido em março de 1968. Assim que percebeu que as tropas estadunidenses perpetravam uma carnificina sem precedentes contra a população local, Thompson pousou seu helicóptero no meio da aldeia de Mỹ Lai e ameçou abrir fogo contra seus próprios companheiros.
Através de sua arriscada e corajosa intervenção, o capitão conseguiu interromper a cruel ação estadunidense, proteger os cidadãos e salvar inúmeros vietnamitas, retirando-os da região com a ajuda de mais duas aeronaves. Trinta anos depois do episódio, o capitão — assim como os pilotos dos dois helicópteros que o auxiliaram —, recebeu a Medalha do Soldado, honraria que condecora atos de bravura que não envolvem conflito direto com o inimigo.
Descrito como uma história sobre o "triunfo da moralidade", American Hero deve começar a ser filmado no ano que vem. Antes de se dedicar ao projeto, no entanto, Gibney, ganhador do Oscar pelo documentário Um Táxi para a Escuridão, precisa lançar No Stones Unturned, filme de não-ficção que analisa a sanguinária matança de Loughinisland, cidade do Irlanda do Norte, em 1994. A première deste longa acontecerá no Festival de Nova Iorque, mostra cujo início está programado para o final de setembro.
American Hero ainda não tem previsão de estreia no Brasil.