A Fox Searchlight pretende investir em talentos da nova geração para a biografia de J.R.R. Tolkien, o criador de O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Segundo informações do THR, Lily Collins está negociando para participar de Tolkien.
A estrela de O Mínimo Para Viver pode interpretar a pianista Edith Bratt, esposa e musa do lendário novelista - tanto que a moça inspirou a meio-elfa Arwen, citada na saga O Senhor dos Anéis e interpretada por Liv Tyler na popular franquia cinematográfica de Peter Jackson.
Tolkien e Edith se conheceram na juventude, quando os dois órfãos foram morar no mesmo prédio. Porém, o relacionamento do casal foi proibido, pois ela era três anos mais velha. Quando completou 21 anos, o escritor pediu sua amada em casamento através de uma carta. O amor deles também é a inspiração para o livro "Beren e Lúthien", sobre o perigoso amor entre um homem e uma elfa na Terra Média. A história foi tão importante para Tolkien que os nomes dos personagens estão gravados na lápide em que o autor divide com Edith.
Dirigido por Dome Karukoski, a biografia Tolkien terá Nicholas Hoult no papel principal. Além disso, Anthony Boyle (que interpretou Scorpius Malfoy na peça Harry Potter and the Cursed Child) foi confirmado no projeto.
Co-produzido por Chernin Entertainment, o roteiro de David Gleeson e Stephen Beresford acompanha o autor nos tempos de juventude, quando o órfão encontra amizade, amor e inspiração artística ao se juntar a um grupo de deslocados. Mas tudo muda quando ele é convocado para a Primeira Guerra Mundial, cujo caos ajuda na criação da Terra Média. Tolkien ainda não ganhou data de lançamento.