The Batman, filme solo do Homem-Morcego, é um dos projetos mais conturbados da Warner Bros. no momento. Inicialmente, o longa-metragem seria dirigido e estrelado por Ben Affleck, mas o astro de Argo foi substituído do posto de diretor, agora ocupado por Matt Reeves. Após se juntar ao projeto, Reeves descartou o roteiro original e elaborou por conta próprio um novo. Em seguida, surgiram rumores de que Affleck abandonaria o barco — o que o ator negou durante a San Diego Comic Con deste ano.
Em entrevista para a rádio KRCW, Reeves anunciou uma novidade importante e inesperada sobre o projeto: The Batman não será parte do Universo Estendido da DC, cinessérie de filmes que já lançou O Homem de Aço (2013), Batman Vs Superman - A Origem da Justiça (2016), Esquadrão Suicida (2016) e Mulher-Maravilha (2017).
"Bem, eu tenho uma visão de algo para fazer com o personagem que funciona para mim, e essa perspectiva pode crescer para outras coisas", disse Reeves, que recentemente dirigiu Planeta dos Macacos: A Guerra. "Quando eles [a Warner Bros] me abordaram, me disseram 'Olha, é um filme à parte. Não integra o nosso universo estendido.'"
É claro que é possível interpretar a fala do diretor de duas maneiras. Reeves já manifestou o interesse de fazer de The Batman um filme quase neo-noir, exibindo os talentos de detetive do personagem, e expressou sua admiração ao trabalho de Christopher Nolan, que fez uma trilogia inteira dedicada ao herói independente de qualquer universo compartilhado.
Outra interpretação é que o filme solo de Bruce Wayne terá, sim, conexões com o Universo Estendido da DC, mas não usará essa ligação como muleta para o enredo. Talvez Reeves não queria inserir uma série de referências e personagens de Liga da Justiça em seu filme.
Recentemente foram revelados os planos da Warner Bros. e da DC Entertainment de produzir um filme solo sobre as origens do Coringa que será desenvolvido pelo roteirista Todd Phillips (que também deve dirigir) e pode contar com Martin Scorsese entre os produtores. Segundo a imprensa internacional, o filme sobre o vilão não terá uma conexão obrigatória com os eventos da linha do tempo do Universo Estendido da DC, universo compartilhado que conta com Jared Leto como Coringa.