Quando o AdoroCinema entrevistou o diretor André Pellenz, durante o lançamento de Detetives do Prédio Azul (D.P.A.) - O Filme, ele criticava a falta de produções infantis brasileiras para suprir a forte demanda do público por aventuras familiares.
Aparentemente, ele estava certo: até o mês de agosto, Detetives do Prédio Azul permanece a produção brasileira com maior bilheteria lançada em 2017 (1,1 milhão de espectadores), e acaba de ter a sua sequência confirmada. Detetives do Prédio Azul 2 chega aos cinemas já em 2018, durante o mês de julho, de olho nas férias escolares. O elenco principal está confirmado na sequência.
A franquia se une a outros projetos infantis de sucesso, como Carrossel, também lançado pela Downtown / Paris Filmes, que têm conquistado bons resultados apesar da queda nas bilheterias nacionais.
A indústria brasileira tem poucos títulos infantojuvenis previstos até o fim do ano: Lino, Historietas Assombradas Para Crianças Malcriadas (ambos em animação) e Fala Sério, Mãe!.