Minha conta
    Diretor de fotografia de Feitiço do Tempo é eleito o novo presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas

    John Bailey vai substituir Cheryl Boone Isaacs.

    Getty Images

    Acabou a era de Cheryl Boone Isaacs e a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas tem um novo presidente: John Bailey. Diretor de fotografia de Gigolô Americano, O Turista Acidental, Feitiço do Tempo, Melhor É Impossível, Como Perder um Homem em 10 Dias e recentemente Como se Tornar um Conquistador, ele faz amanhã 75 anos e, apesar de nunca ter sido indicado ao Oscar, tem um prêmio honorário da American Society of Cinematographers.

    Em resultado surpreendente, Bailey derrotou o diretor de elenco David Rubin em disputa polarizada após a desistência da favorita Laura Dern. Dando como justificativa a agenda cheia, ela recusou na última hora a indicação ao posto, declarando apoio a Rubin.

    Analistas temem que o 34º presidente represente um retrocesso nos avanços e aberturas promovidas nos últimos anos por Cheryl, terceira mulher e quarta negra no cargo. John, à primeira vista, é o extremo oposto da ideia de diversidade que a Academia tem perseguido recentemente e sua vitória pode ser um sinal de levante conservador na organização. Bailey faz parte do Conselho desde 1996 e seu triunfo ante Rubin, aceito no grupo seleto em 2013, deve ser interpretado como uma demonstração de força dos veteranos, impedindo a ascensão "rápida demais" de David e apostando de certa forma num retorno a velhas tradições. Representante dos diretores de fotografia, ele também teve amplo apoio dos conselheiros ligados às categorias técnicas - sempre preocupados com sua exclusão da grande cerimônia do Oscar.

    O mandato é de um ano, com possibilidade de reeleição, e a edição 2018 do Oscar acontecerá em 4 de março.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top