Dos festivais de outono no hemisfério norte, a mostra sediada em Nova Iorque é uma das mais prestigiadas e seletas. Apesar de apresentar menos premières mundiais do que os badalados festivais de Toronto e Veneza, a principal mostra da maior cidade estadunidense também é uma plataforma importante para os filmes e cineastas que desejam disputar os principais troféus da temporada de premiações. É por isso que realizadores como Richard Linklater, Todd Haynes e Woody Allen decidem apresentar suas novas obras para o público dos EUA na mostra. No entanto, estes consagrados diretores não são os maiores destaques da lista. No Festival de Nova Iorque 2017, foram os serviços de streaming que (novamente) roubaram os holofotes.
Dos 25 títulos escolhidos, um quinto deles pertence ou à Amazon ou à Netflix. Os três filmes dos cineastas supracitados (Last Flag Flying, Sem Fôlego e Wonder Wheel, respectivamente, são os principais títulos da programação) foram produzidos pela empresa que trouxe séries como Transparent e Sneaky Pete ao mercado — vale lembrar ainda que o novo projeto de Allen será o primeiro longa distribuído pela Amazon sem a participação de companhias parceiras. As outras duas produções, Mudbound, de Dee Rees, e The Meyerowitz Stories (New and Selected), de Noah Baumbach, são de propriedade da gigante Netflix. Apesar da polêmica em Cannes, o expressivo número de obras financiadas por empresas que focam no streaming selecionadas para a mostra nova-iorquina demonstra como os novos players vêm impactando a indústria cinematográfica e o mundo dos festivais.
Confira abaixo a lista completa da seleção oficial do Festival de Nova Iorque 2017, que inclui diversos hits exibidos em Cannes, Berlim e Sundance, no primeiro semestre deste ano:
FILME DE ABERTURA
Last Flag Flying, de Richard Linklater
FILME PRINCIPAL
Sem Fôlego, de Todd Haynes - Crítica
FILMES DE ENCERRAMENTO
Wonder Wheel, de Woody Allen
Before We Vanish, de Kiyoshi Kurosawa
120 Batidas por Minuto, de Robin Campillo - Crítica
Un beau soleil intérieur, de Claire Denis
Call Me by Your Name, de Luca Guadagnino
The Day After, de Hong Sang-soo
Visages Villages, de Agnès Varda & JR
Félicité, de Alain Gomis - Crítica
The Florida Project, de Sean Baker
Os Fantasmas de Ismael, de Arnaud Desplechin - Crítica
L’Amant d’un jour, de Philippe Garrel
The Meyerowitz Stories (New and Selected), de Noah Baumbach
Mudbound, de Dee Rees
On the Beach at Night Alone, de Hong Sang-soo - Crítica
The Other Side of Hope, de Aki Kaurismäki - Crítica
The Rider, de Chloé Zhao
Pokot, de Agnieszka Holland - Crítica
The Square, de Ruben Östlund - Crítica
Thelma, de Joachim Trier
Zama, de Lucrecia Martel
O Festival de Nova Iorque 2017 ocorre entre os dias 28 de setembro e 15 de outubro.