Frequentador assíduo do Festival de Cannes, tendo concorrido três vezes pela Palma de Ouro (com Velvet Goldmine, Carol e Sem Fôlego), Todd Haynes é o grande homenageado do Festival de Locarno 2017. Prestes a receber o Leopardo de Ouro pelo conjunto da obra, o cineasta anunciou seu próximo projeto: um documentário – o primeiro de sua carreira –, sobre a célebre banda vanguardista The Velvet Underground.
Em entrevista à Variety, o realizador declarou que tentará equilibrar uma abordagem mais experimental em relação à forma do filme, por causa da falta de materiais de arquivo, ao formato tradicional das entrevistas, que serão realizadas com os membros sobreviventes do grupo e artistas contemporâneos da década de 1960. Além disso, a figura e a obra do artista plástico Andy Warhol – que desenhou a famosa banana que estampa a capa do álbum mais influente da banda, o disco de estreia "The Velvet Underground & Nico" –, também serão examinadas, uma vez que o designer foi essencial para o estabelecimento da banda liderada por Lou Reed e John Cale.
"Eles são uma das bandas mais influentes de todos os tempos. Como Brian Eno disse, todo mundo que comprou 'The Velvet Underground & Nico', começou uma banda. A influência do The Velvet Underground não tem nada a ver com as vendas ou visibilidade ou com as formas que utilizamos para medirmos o sucesso", completou Haynes, que ainda afirmou que seu primeiro trabalho documental será uma experiência visual intensa.
Haynes também confirmou a produção de uma série para a Amazon, estúdio parceiro do diretor, sobre um indíviduo (ou grupo de indivíduos) de pensamento radical e inovador que exerceu uma grande influência histórica e cultural. Maiores detalhes sobre o misterioso projeto televisivo e outras informações sobre o documentário, como nome e data de estreia, não foram divulgados.