Minha conta
    Festival de Toronto vai investir US$ 3 milhões para apoiar diretoras mulheres

    Festival é considerado um dos principais termômetros para o Oscar.

    O Festival Internacional de Cinema de Toronto anunciou uma campanha que visa estimular a presença de mulheres na direção. Com um orçamento de US$ 3 milhões, o projeto será desenvolvido nos próximos cinco anos e consistirá na realização de um programa de com duração de três meses voltado para realizadoras, uma série seminários sobre igualdade e identidade de gênero no cinema e atividades voltadas para educadores que estudam questões relacionadas à presença de mulheres na sétima arte.

    "Nós reconhecemos que a desigualdade de gênero é sistêmica na indústria cinematográfica, então a mudança tem que vir em todos os níveis. Isso inclui ter mais mulheres em papéis importantes do processo criativo", afirmou Cameron Bailey, diretor artístico do Festival de Toronto, considerado um dos principais termômetros do Oscar. "Nós planejamos encontrar, desenvolver e apresentar talentos femininos na indústria durante o nosso festival e em iniciativas realizadas ao longo do ano inteiro. Nossa missão é transformar a forma como as pessoas veem o mundo através dos filmes. Uma das maneiras mais poderosas de fazer isso é colocar em primeiro plano as perspectivas das mulheres".

    O êxito de Mulher-Maravilha entre a crítica e o bom desempenho do longa-metragem nas bilheterias mundiais lançaram luz para o trabalho da cineasta Patty Jenkins, que comandou as filmagens com Gal Gadot e é parte fundamental do sucesso do filme. Dono da quarta maior bilheteria mundial entre os lançamentos de 2017, o filme da DC se tornou o longa-metragem que mais arrecadou em todos os tempos entre os dirigidos por uma mulher.

    Entretanto, histórias de sucesso como a de Jenkins ainda são raros exemplos em Hollywood e o horizonte ainda não é dos melhores. Em 2016, entre os 250 filmes com melhor bilheteria nos Estados Unidos, apenas 7% foram dirigidos por mulheres.

    facebook Tweet
    Back to Top