A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou os nomes dos 774 nomes dos convidados que podem compor a membresia da instituição responsável pelo Oscar e, caso aceitem o convite, terão o direito de votar para eleger os vencedores nos da célebre premiação.
Alguns brasileiros, como o ator Rodrigo Santoro, lembrado pela Academia por seus trabalhos em 300 e Simplesmente Amor, e o cineasta Kléber Mendonça Filho, responsável por Aquarius, filme que agitou Cannes em 2016, integram a lista.
Os demais convidados brasileiros foram os diretores Nelson Pereira dos Santos, Cacá Diegues, Heloísa Passos e Karim Aïnouz, os diretores de fotografia Affonso Beato e Walter Carvalho e o roteirista Mauricio Zacharia.
"Nós estamos orgulhosos por convidar nossa nova turma para a Academia. Nós somos feitos de toda a comunidade cinematográfica. É responsabilidade de todos nós garantir que novos rostos e vozes sejam vistos e ouvidos", afirmou Cheryl Boone Isaacs, presidente da Academia em comunicado oficial.
De 1927, ano de sua fundação, até hoje, a Academia de foi de 293 membros para um número que agora passa de 7 mil. Outros nomes selecionados para a "Turma de 2017" foram Gal Gadot, Chris Pratt, Chris Evans, Riz Ahmed, Adam Driver, Terry Crews, Monica Bellucci, Elle Fanning, Dwayne Johnson, Zoë Kravitz, Margot Robbie, Omar Sy, Kristen Stewart, Channing Tatum, Aaron Taylor-Johnson e Shailene Woodley.
Entre 2015 e 2017, o número de mulheres convidadas para se juntarem à Academia cresceu 359%, mas elas ainda são minoria. A "Turma de 2017" conta com 39% de mulheres e 61% de homens entre os profissionais selecionados. No mesmo período, o número de integrantes não-brancos da Academia cresceu 331%, mas negros, asiáticos e membros de outras etnias ainda representam apenas 13% do total de membros da instituição.