Os cinéfilos da cidade do Rio de Janeiro poderão conferir, em primeira mão, os principais do trabalhos do diretor colombiano Luis Ospina, expoente da sétima arte do país. De 27 de junho a 9 de julho, os cariocas terão a chance de ver 34 filmes, entre ficções, documentários e projetos experimentais, sendo 29 deles realizados pelo cineasta, que traçam um panorama da filmografia de Bogotá e arredores na mostra A Caliwood de Luis Ospina: Cinema colombiano de vanguarda.
"A cinefilia brasileira presta bastante atenção nos clássicos do cinema dos Estados Unidos e da Europa, mas tem estado menos atenta ao que se faz em outros continentes, sobretudo no continente latino-americano. O cinema de Caliwood [espécie de Cinema Novo colombiano] é muito importante por trazer reflexões interessantes para pensar a dinâmica entre cinema regional e cinema nacional, o estilo documentário e a relação entre humor e terror, todas essas características presentes no cinema brasileiro. Dito de outra maneira, vários temas presentes nos filmes da mostra dialogam diretamente com questões fundamentais para o cinema brasileiro", afirma a curadora Lúcia Ramos Monteiro em comunicado oficial.
Outros eventos, como uma masterclass com Ospina, completam a programação da mostra, que traz ainda obras de Carlos Mayolo e Patricia Restrepo.