Domingo foi o primeiro dia do 6º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba com três longas-metragens em competição: o argentino Soldado, o brasileiro Navios de Terra e o americano El Mar La Mar. Em comum, eles exploram a fronteira entre o documentário e o cinema experimental.
Documentário experimental
El Mar La Mar, dirigido por Joshua Bonnetta e J.P. Sniadecki, parte da fronteira entre os Estados Unidos e o México para abordar a questão dos imigrantes ilegais de forma inédita. Saem as imagens de violência e denúncia social, entram composições poéticas, em 16mm, e narrações sobrepostas à tela preta, deixando o espectador imaginar por conta própria as histórias contadas por anônimos sobre a travessia ao território norte-americano.
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Documentário musical
Soldado, de Manuel Abramovich, retrata a rotina de um jovem soldado do exército argentino. Embora os superiores falem de tempos de glória e grandes batalhas, os homens do quartel se limitam a atividades entediantes e repetitivas como marchar, limpar os cômodos e tocar tambor. O diretor consegue imprimir humor à lista infinita de regras do exército, algumas um tanto absurdas, mas não desenvolve a reflexão muito além disso.
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Documentário existencial
Navios de Terra, da brasileira Simone Cortezão, segue a viagem do tripulante de uma grande embarcação, interpretado por Rômulo Braga, entre o Brasil e a China. A tarefa de transporte remete à lenda de uma montanha retirada de seu local. O filme busca articular o realismo com as lendas, mas parece indeciso entre os dois registros. Cenas impressionantes de ondas cobertas de lama se sucedem a outras mais fracas, como os instantes nos dormitórios.
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Críticas do 6º Olhar de Cinema
El Mar La Mar
Navios de Terra
People Power Bombshell: O Diário de Vietnam Rose
Soldado