"Body shaming", termo inglês para o humilhante hábito de se objetificar o corpo humano, é implacável com as mulheres. Mas acontece com os homens também, e um dos galãs da atualidade, Sam Claflin, revelou constrangimento pelo modo como foi tratado nos últimos anos na indústria cinematográfica.
"Lembro de um trabalho em que eles literalmente levantaram a minha camisa, ficaram pegando a minha gordura e dizendo 'Você precisa perder peso'", disse Claflin, em entrevista ao The Sydney Morning Herald (via EW), contando um relato pessoal muito chato. "Outra vez eles ficaram me estapeando. Me senti como um pedaço de carne."
A prática grotesca provoca ansiedade em Sam Claflin, que se obriga a um esforço fora do comum antes de fazer testes de elenco. "Não quero dizer que chega perto do que as mulheres passam, mas eu, como um ator em busca de emprego, me sinto inseguro — principalmente quando eu tenho que tirar a blusa —, muito nervoso", ele conta. "Eu fico realmente ansioso, ao ponto de passar horas e horas na academia, sem comer por semanas até chegar ao ponto que eles querem."
Por tudo isso, Como Eu Era Antes de Você foi um trabalho muito representativo em termos de variação e redução de pressão sobre o corpo para Claflin. "Nos anos 50 e 60, isso nunca foi um problema. James Bond nunca teve tanquinho. Ele tinha peito peludo. Marlon Brando, em Uma Rua Chamada Pecado, tinha um corpo incrível, mas nunca de alguém que se matou pra ficar sarado", compara Claflin.
Por fim, vale lembrar uma pegadinha recente de Sam Claflin. Em dezembro, ele publicou em seu Instagram uma foto em preto e branco com um corpaço, agradecendo a todos que ajudaram a construir aquele abdômen e a quem acreditava que o modela era ele. "Fico lisonjeado. Mas não sou eu. Nunca fui eu. Não me leve a mal, eu já malhei antes, e eu gosto quando o faço, mas a ESSE ponto? Não é algo que eu já tenha feito", ele escreveu, acrescentando sua felicidade por passar o pouco tempo que tem cuidando do primeiro filho.
O próximo filme de Sam Claflin é My Cousin Rachel. Ele vive Philip e usa bastante roupa no drama de época.