O diretor geral do Festival de Cannes, Thierry Frémaux, anunciou nesta terça-feira (23) que o evento prestará uma homenagem às vítimas do atentado que atingiu um show da cantora Ariana Grande na cidade de Manchester, Inglaterra, na segunda-feira (22).
Um minuto de silêncio será feito na tarde de hoje, e uma cerimônia de fogos de artifícios que celebraria o aniversário de 70 anos do festival foi cancelada.
"O Festival de Cannes gostaria de expressar seu horror, sua raiva e sua imensa tristeza após o ataque ao público e à cidade de Manchester na noite de ontem. Isto é mais um ataque à cultura, à juventude, e à alegria, à nossa liberdade, generosidade e tolerância, todas as coisas que o Festival e aqueles que o tornam possível — artistas, profissionais, espectadores — apreciam", anunciou a organização em um comunicado oficial.
O Festival de Cannes também cancelou uma recepção que aconteceria nesta terça para promover o lançamento de Carros 3, da Pixar. "O Festival convida todos os participantes a prestarem sua solidariedade com as vítimas, suas famílias e o povo britânco", conclui a declaração.
A explosão aconteceu na noite desta segunda-feira, horário local, na entrada da Manchester Arena, logo após o encerramento do show de Ariana Grande. Segundo as autoridades, foram contabilizadas 22 mortes e aproximadamente 50 feridos. A organização terrorista Estado Islâmico reivindicou a autoria do atentado, e a polícia inglesa comunicou que prendeu um homem de 23 anos que teria relação com o incidente, mas novos detalhes não chegaram a ser divulgados.