A proximidade da estreia da aventura Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar serviu como gatilho para o roteirista Terry Rossio manifestar suas mágoas com a Walt Disney Pictures e com Johnny Depp, astro do filme.
Rossio roteirizou todos os quatro filmes da franquia Piratas do Caribe anteriores a A Vingança de Salazar e alega que o quinto longa-metragem da cinessérie não teve um enredo escrito por ele por causa da negativa de Depp ao material que ele criou. O roteirista afirmou em seu blog pessoal que o ator que interpreta o Capitão Jack Sparrow foi contrário à ideia de que a vilã da trama fosse uma personagem feminina.
Com o texto rejeitado, Rossio foi creditado em A Vingança de Salazar apenas como o autor da história, que também foi desenvolvida por Jeff Nathanson, quem, de fato, escreveu o roteiro.
"Minha série de TV Magical Law não aconteceu depois que Gore Verbinski [produtor dos filmes da franquia Piratas do Caribe] decidiu dirigir O Cavaleiro Solitário no lugar. Nossa versão de Lightspeed foi colocada de lado quando a Disney comprou Star Wars. Minha versão de A Vingança de Salazar foi descartada por ter uma mulher como vilã e Johnny Depp ficou preocupado de ficar parecido com Sombras da Noite, que também teve uma vilã mulher", lamentou Rossio.
O roteirista ainda ponderou à respeito da qualidade de suas próprias ideias, mas disse que acredita que elas tenham sido descartadas por conta de decisões monocráticas. "Claro, também há a possibilidade de todos esses roteiros serem simplesmente ruins. Mas geralmente quando leio um roteiro que não foi feito, ele é melhor do que filmes que chegam aos cinemas. Muitas vezes basta apenas uma decisão de apenas uma pessoa, feita por capricho, para destruir anos de criação de história e de mundo".
Com direção de Joachim Rønning e Espen Sandberg, Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar estreia nos cinemas brasileiros no dia 25 de maio. Javier Bardem interpreta o Capitão Salazar, líder de um exército de fantasmas, vilão principal do filme. O elenco traz ainda Brenton Thwaites, Kaya Scodelario, Orlando Bloom e Geoffrey Rush.