Minha conta
    Mostra em São Paulo homenageia o cinema do diretor polonês Jerzy Skolimowski

    Um dos grandes nomes da sétima arte europeia.

    Durante a década de 1960, movimentos cinematográficos eclodiram por diversos lugares do mundo. A maioria deles ficou conhecida pelo nome de Cinema Novo ou de Nouvelle Vague (Nova Onda, em português) em referência à escola francesa que teve um grande papel nas revoluções estilísticas da sétima arte.

    Uma dessas correntes é a polonesa, cujos principais nomes são Andrzej Wajda (Cinzas e Diamantes), Roman Polanski (O Bebê de Rosemary, Chinatown) e Jerzy Skolimowski, realizador que terá algumas de suas obras apresentadas na mostra "O Cinema de Jerzy Skolimowski", que acontece entre os dias 24 de maio e 12 de junho no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo.

    O grande título da exibição - são 19 produções, contabilizando curtas e longas -, é A Partida, filme de 1967 que rendeu o Urso de Ouro do Festival de Berlim a Skolimowski. Admirada por grandes diretores como Jean-Luc Godard, David Lynch e Quentin Tarantino, a filmografia do polonês aborda temas como o estranhamento e o deslocamento do ser humano por lugares e sentimentos que lhe são estrangeiros. 11 Minutos, mais recente trabalho do realizador e filme que fez parte da seleção do Festival do Rio de 2015, também integra a mostra.

    Pintor, poeta, ator e boxeador semiprofissional, Skolimowski continua em atividade. A progrmação completa de "O Cinema de Jerzy Skolimowski" pode ser conferida aqui. Ainda não foi divulgado se a exibição será apresentada nas outras sedes do CCBB - no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e Brasília.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top