Após a aquisição bilionária da Time Warner feita pelo grupo AT&T, em outubro do ano passado, a Ancine (Agência Nacional do Cinema) anunciou nesta quarta-feira (17 de maio) que vai notificar as duas empresas a respeito das consequências da união das operações.
A agência recorda que a regulamentação da TV paga no Brasil impede que uma mesma empresa detenha mais de 30% do capital total e votante entre as produtoras e programadoras. E, porque a AT&T também é proprietária da DirecTV, que acumula o segundo maior mercado brasileiro de TV por assinatura através da Sky, a integração acaba resultando em um meio "anticompetitivo" no segmento.
E na prática?
Para o público, isto significa que os canais do grupo (como TNT, Carton Network, HBO, CNN entre outros) ficam sob uma potencial ameaça, e podem chegar a abandonar as operações no Brasil para que a AT&T permaneça adequada às leis.
AT&T deverá negociar DirecTV e Sky após compra da Warner e HBOUma outra alternativa, entretanto, seria repassar o controle da Sky no Brasil, uma opção que chegou a ser apontada por alguns especialistas à época da compra.