Rosamund Pike, indicada ao Oscar por sua atuação em Garota Exemplar, vai interpretar a cientista Marie Curie (1867 - 1934) no drama biográfico Radioactive, produção francesa financiada pela StudioCanal. O filme terá a direção da cineasta, escritora e ilustradora franco-iraniana Marjane Satrapi, de Persépolis.
Curie foi uma cientista polonesa naturalizada francesa que realizou estudos e experimentos pioneiros no campo da radioatividade, expandindo horizontes de pesquisas médicas e científicas. Ela foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel, em 1903, laureada com o Nobel de Física. Oito anos depois, em 1911, venceu o Nobel de Química, tornando-se a primeira pessoa receber a honraria duas vezes. Ela também foi a primeira mulher a lecionar e obeter o título de doutora na tradicional Universidade Paris-Sorbonne.
"Marie Curie foi uma força natural da vida. Todos, em todos os lugares em que ela esteve foram impactados por sua energia e brilho", afirmou Satrapi. "Este é um papel intenso que requer muita inteligência e sensibilidade. Rosamund é 'a escolhida' para encarná-la. Eu percebi isso no momento em que a conheci."
"Isto não é uma cinebiografia, mas uma história de amor ambientada num tempo de tremendas mudanças, capturando a uma mulher que é maravilhosa, brilhante e muito charmosa, a única mulher de sua época capaz de ser aceita na elite científica", comentou Didier Lupfer, presidente do Studiocanal.
Radioactive é baseado na graphic novel Radioactive: Marie & Pierre Curie: A Tale of Love and Fallout, de Lauren Redniss, sobre a vida de Marie e seu esposo, o também cientista Pierre Curie. De acordo com a revista Variety, o roteiro adaptado será escrito por Jack Thorne (Uma Longa Queda, Philip K. Dick's Electric Dreams).