A Seleção Oficial do Festival de Cannes 2017 surpreendeu ao abrir um novo precedente e dar boas-vindas a dois filmes em competição produzidos pela Netflix: Okja, de Bong Joon-Ho (Expresso do Amanhã), e The Meyerowitz Stories, de Noah Baumbach. A abertura para filmes que vão direto para a Internet em um festival tão tradicional como Cannes foi bem recebida pelos entusiastas da renovação, mas nem tudo são flores.
Após o canal de streaming ter se recusado a distribuir os dois filmes em circuito nas salas de cinema da França, foram feitas alterações nas regras do festival para a partir de 2018. Em comunicado, a organização de Cannes anunciou:
"O Festival tem o prazer de receber um novo operador que decidiu investir em cinema e quer reiterar o seu suporte ao modo de exibição tradicional do cinema na França e no mundo. Consequentemente, após consulta com os Membros do Conselho, o Festival de Cannes decidiu adaptar suas regras para esta situação até agora despercebida: qualquer filme que desejar participar da Competição em Cannes terá que se comprometer a ser distribuído nos cinemas da França. Esta nova medida será aplicada a partir da edição 2018 do Festival Internacional de Cannes em diante."
Festival de Cannes 2017: Confira a lista completa dos filmes da seleção oficialO Festival de Cannes ainda esclareceu que tanto Okja quanto The Meyerowitz Stories seguem na programação deste ano, estando ciente de que alguns rumores cogitaram a possibilidade de ambos serem retirados da competição. Já a Netflix não se pronunciou oficialmente, mas o CEO Reed Hastings comentou no seu perfil do Facebook que "a coorporação está se fechando contra nós".
O 70º Festival Internacional de Cannes acontece entre 17 e 28 de maio. O AdoroCinema fará a cobertura completa direto do festival. Acompanhe pelo site e pelas nossas redes sociais!