A animação voltada para o público infantil Os Smurfs e a Vila Perdida é a maior estreia desta semana no circuito nacional de salas de cinema. O longa-metragem produzido pela Sony Pictures Animation — mesmo estúdio de Tá Chovendo Hambúrguer e Hotel Transilvânia — abre em 840 telas, de acordo com informações do site Filme B.
No filme dirigido por Kelly Asbury, a Smurfette mostra-se decidida a encontrar seu propósito no vilarejo dos Smurfs até que descobre um misterioso mapa e inicia uma jornada pela Floresta Encantada ao lado de outros azuizinhos na busca pela Vila Perdida. Ivete Sangalo e Rodrigo Lombardi integram o elenco de vozes na versão com diálogos em português.
Baseado no livro campeão de vendas de mesmo nome, o drama de temática religiosa A Cabana adapta a história de luto, fé e redenção escrita por William P. Young para os cinemas sob a direção de Stuart Hazeldine. O enredo mostra homem marcado pelo trauma da morte violenta de sua filha. Anos depois do trágico evento, Mack (Sam Worthington) recebe convites misteriosos para visitar o local onde a criança teria sido violentada e morta e se encontrar com Deus. Com Octavia Spencer, Alice Braga e Radha Mitchell no elenco, A Cabana estreia em 671 salas de cinema.
Com uma abertura de médio porte, chega a 110 salas a comédia Despedida em Grande Estilo. Com direção de Zach Braff (Lições em Família), a história acompanha um trio de amigos na terceira idade que decide se vingar do banco que os fez enfrentar dificuldades financeiras armando um assalto mirabolante. O elenco principal é formado por Morgan Freeman, Michael Caine e Alan Arkin.
Mente por trás dos roteiros de Taxi Driver e Touro Indomável, Paul Schrader dirige Cães Selvagens, suspense policial sobre três ex-presidiários que são contratados para sequestrar uma criança. Nicolas Cage e Willem Dafoe integram o elenco do filme que estreia em 25 salas.
Os principais destaques nacionais são dois filmes que marcaram presença em diversos festivais de cinema do Brasil e agora chegam ao circuito comercial: o drama Por Trás do Céu (estreia em 20 salas) e o documentário Pitanga (estreia em 18 salas). O primeiro é um drama ambientado no sertão nordestino centrado em personagens que vislumbram uma vida melhor na cidade grande e o segundo é um filme sobre a vida e obra de Antônio Pitanga, dirigido pela filha do ator, Camila Pitanga, em conjunto com Beto Brant.
O drama romântico Dolores - Uma Mulher, Dois Amores, coprodução Brasil-Argentina (estreia em 15 salas); o documentário Gaga - O Amor Pela Dança, sobre o coreógrafo israelense Ohad Naharin (estreia em 13 salas); o documentário Argentina, sobre a música popular do país sul-americano (estreia em seis salas); e o documentário Todas as Manhãs do Mundo (estreia em cinco salas) completam o circuito de lançamentos desta quinta-feira (06).
Para informações sobre os horários das sessões, acesse nosso guia de programação.
Confira abaixo os trailers, críticas e a opinião da imprensa sobre os filmes que estreiam nesta semana.
Os Smurfs e a Vila Perdida: Leia a opinião da imprensa.
A Cabana: "O longa também ganha pontos consideráveis na comparação com outros filmes também feitos para louvar, no sentido de não ser ofensivo e maniqueísta perante o espectador. Se é nítido o objetivo de apresentar preceitos religiosos, estes são inseridos na narrativa de forma orgânica e sem a obrigação prévia de aceitá-los." Leia a a crítica completa e a opinião da imprensa.
Despedida em Grande Estilo: "Com montagem dinâmica, filhotes fofos, recriação de cena clássica e participações especiais que colocam sorrisos na boca de quem foi criança nas décadas de 80 e 90, o filme é bem-sucedido ao pregar peças no público e faz piada até com o nome da produtora, RatPac. O que incomoda um pouco é a forma acelerada como a preparação para o assalto é apresentada. " Leia a a crítica completa.
Cães Selvagens: Leia a a opinião da imprensa.
Por Trás do Céu: "O constante maravilhamento é bem orquestrado pela montagem contemplativa, as atuações sólidas do quarteto principal (Nathália Dill, Emílio Orciollo Neto, Renato Góes e Paula Burlamaqui) e a direção capaz de imprimir dinamismo a um cenário único e um horizonte sem fim. A sensação de vazio e de imutabilidade é transmitida com precisão." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.
Pitanga: Leia a opinião da imprensa.
Dolores - Uma Mulher, Dois Amores: "Extremamente arrastado, Dolores é um filme cansativo que, se por um lado até traz alguns elementos interessantes sobre a sociedade argentina da época e sua influência britânica, por outro esta mesma realidade jamais vai além do que mero pano de fundo." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.
Gaga - O Amor Pela Dança: "A maioria das biografias trabalha no sentido de desconstruir mitos e revelar o lado humano por trás de estrelas consagradas. [O diretor Tomer] Heymann faz o caminho oposto, prestando homenagem ao ídolo erguido num pedestal." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.
Argentina: "Com homenagens a Mercedes Sosa e Atahualpa Yutanqui, o longa-metragem surpreende com apresentações inusitadas, como o músico que usa as cordas do piano como bateria, e valoriza bastante o lado visual - as típicas boleadeiras não poderiam ficar de fora, é claro. Se não possui o mesmo impacto de trabalhos anteriores do próprio diretor, como Tango e Salomé, ainda assim trata-se de um filme interessante, que merece ser visto especialmente por quem curte este estilo de cinema, mais focado no lado estético do que na narrativa." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.
Todas as Manhãs do Mundo: "O empenho da equipe e a beleza clássica podem se tornar inócuos se a direção não oferecer nenhuma reflexão relevante sobre suas imagens, ou se não souber a quem seu discurso se destina. Sobram ao projeto ternura e pôr do sol, mas falta o mínimo de questionamento conceitual." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.