A CinemaCon, convenção anual de exibidores de cinema nos Estados Unidos, tem trazido discussões importantes sobre o papel das salas de cinema diante do crescimento de serviços online como Netflix e Amazon Prime.
A diretora de distribuição da Warner Bros., Sue Kroll, se mostrou favorável às plataformas de streaming, consideradas "uma oportunidade" para a indústria, enquanto o diretor da Sony Pictures, Tom Rothman, foi categórico: "A Netflix que se dane!". Os estúdios Fox e Universal têm estudado a possibilidade de oferecer seus filmes em versão home video poucas semanas após o lançamento nos cinemas.
A CinemaCon também trouxe o posicionamento de dois diretores de peso: Christopher Nolan, que apresentou trechos do drama de guerra Dunkirk aos exibidores, e Sofia Coppola, que traz em 2017 o suspense The Beguiled. Ambos são contrários à visualização de seus filmes em plataformas digitais:
"Essa é uma história que precisa te carregar por uma situação de suspense, e te dar a impressão de estar lá. A única maneira de fazer isso é através da distribuição no cinema", declarou Nolan. Ele completa: "A única plataforma que me interessa é a distribuição no cinema".
Coppola concordou com este ponto de vista, sobre The Beguiled: "Eu quero que as pessoas o vejam no cinema, que é onde ele deveria ser visto".
Concorda com os diretores?