Ficção científica cyberpunk, drama filosófico cult filmado em 3D, animação para a família, dramas experimentais.... Esta quinta-feira (30) marca a estreia de 15 novos filmes — das mais variadas propostas, gêneros e nacionalidades — no circuito nacional de salas de cinema.
Um dos principais destaques é o sci-fi A Vigilante do Amanhã: Ghost in The Shell, versão hollywoodiana do clássico anime O Fantasma do Futuro (1995), uma das principais influências da trilogia Matrix. Na trama, ambientada numa cidade cosmopolita futurista, Scarlett Johansson interpreta a Major, policial de elite que mescla elementos orgânicos e cibernéticos e tem de enfrentar e neutralizar um hacker terrorista. A direção é de Rupert Sanders.
Principal lançamento voltado para crianças desta quinta-feira, a animação O Poderoso Chefinho acompanha um bebê superinteligente que se veste como um executivo de uma multinacional que se une ao seu irmão mais velho para impedir que um empresário acabe com o amor no mundo. Voltado para o público adolescente, a estreia O Espaço Entre Nós une romance, drama e ficção científica ao narrar a primeira visita à Terra do primeiro ser humano a nascer e ser criado em Marte. O elenco conta com Asa Butterfield, Britt Robertson e Carla Gugino.
Entre as estreias nacionais, um dos principais destaques é o drama A Glória e a Graça, que acompanha a relação entre Glória (Carolina Ferraz), uma travesti bem sucedida, e sua irmã Graça (Sandra Corveloni), doente em estado terminal. O problema de saúde aproxima as duas, que tentam acertar as contas com o passado. A direção é de Flávio R. Tambellini.
Os outros filmes nacionais que estreiam nos cinemas nesta quinta-feira são o drama histórico Guerra do Paraguay, de Luiz Rosemberg Filho; o documentário sobre os sistema prisional Central - O Filme, de Tatiana Sager; o drama sobre um jovem adulto enlutado Eu Te Levo, de Marcelo Müller; o documentário Galeria F, sobre o militante de esquerda Theodomiro Romeiro dos Santos que enfrentou a ditadura militar no Brasil na adolescência dirigido por Emilia Silveira; o documentário Do Outro Lado do Atlântico, que explora as similaridades entre as culturas do Brasil e da ilha de Cabo Verde; a animação Café, um Dedo de Prosa, com Vera Holtz no elenco de vozes e direção de Maurício Squarisi; e o documentário Memória em Verde e Rosa, sobre a efervescente comunidade da Mangueira, no Rio de Janeiro, de Pedro Von Krüger.
Indicado a dois prêmios no Globo de Ouro, o drama sobre amadurecimento Mulheres do Século 20 traz Annette Bening, Greta Gerwig e Elle Fanning nos papéis de três mulheres de gerações distintas que são as principais influências do adolescente Jamie (Lucas Jade Zumann). A direção é de Mike Mills (Toda Forma de Amor).
Completam o circuito de lançamentos o drama franco-alemão Os Belos Dias de Aranjuez, de Wim Wenders; o drama O Ornitólogo, coprodução Portugal-França-Brasil dirigida por João Pedro Rodrigues; e o drama alemão O Mundo Fora do Lugar, de Margarethe von Trotta.
Para informações sobre os horários das sessões, acesse nosso guia de programação.
Confira abaixo os trailers, críticas e a opinião da imprensa sobre os filmes que estreiam nesta semana.
A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell: Leia a opinião da imprensa.
O Poderoso Chefinho: Leia a opinião da imprensa.
O Espaço Entre Nós: "A trama não é adaptada de um romance literário, mas sofre com os problemas típicos de uma adaptação. O roteiro tenta compactar mais conflitos do que consegue desenvolver, deixando pouco espaço para que cada reviravolta exerça um impacto verossímil nos personagens." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.
A Glória e a Graça: "É uma pena que um projeto com teor humano tão complexo tenha recebido um tratamento pouco cuidadoso. Boas intenções nunca foram suficientes para fazer um bom filme." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.
Mulheres do Século 20: "A escolha do elenco contribui à pluralidade destes mini-Estados Unidos representados por um único lar: o estilo careteiro de Bening contrasta com o despojamento corporal pós-moderno de Greta Gerwig, que por sua vez completa o estilo duro e técnico da excelente Elle Fanning, moldada pelas experiências com a família Coppola." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.
Os Belos Dias de Aranjuez: "Com este projeto radical, de aspecto filosófico e vanguardista, Wim Wenders explora os limites do cinema na época que a indústria aposta no conforto das refilmagens e sequências, nas diversões pouco questionadoras. O filme comprova que os prazeres da função espectatorial ativa – solicitando a atenção, a conjunção de ideias, a análise de metáforas – podem ser muito mais profundos do que o escapismo fugaz dos efeitos especiais e universos desconectados do nosso." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.
O Ornitólogo: "O diretor desenvolve a estranha obra através do ritmo coeso, ótimos enquadramentos em scope e potente trilha sonora dissonante. Algumas metáforas visuais são excelentes, como os planos subjetivos dos pássaros observando o humano ou a floresta repleta de animais estáticos." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.
Guerra do Paraguay: Leia a opinião da imprensa.
Central - O Filme: "Estamos, portanto, num registro dialético e reflexivo que, ao invés de apontar carrascos, prefere dar um passo atrás e compreender a origem da estrutura atual. " Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.
Eu Te Levo: "As caronas entre Rogério e Cris não têm força dramática, os encontros com a mãe não geram conflitos suficientes, os planos de fuga não funcionam como clímax. Quando Rogério e Cris partem, parece que nunca realmente estiveram lá. Os personagens atravessam o filme sem deixar marcas." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.
Galeria F: "Por mais que seja um documentário interessante, por vasculhar reações emocionais tantos anos após o ocorrido e relembrar (um pouco) o que foi a nossa ditadura, Galeria F peca um pouco por este lado ameno adotado. Fosse mais incisivo, o próprio tema ganharia força e a denúncia seria mais contundente. Havia espaço para tanto." Leia a crítica completa e a opinião da imprensa.
Do Outro Lado do Atlântico: Leia a opinião da imprensa.
Café, um Dedo de Prosa:
Memória em Verde e Rosa: