Darlene Cates, conhecida por interpretar a mãe dos personagens de Leonardo DiCaprio e Johnny Depp em Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador, faleceu no domingo, 26 de março, aos 69 anos. O anúncio foi feito por sua filha, Sheri Cates Morgan, em uma publicação do Facebook. Ela não divulgou a causa da morte da mãe, mas afirmou que Cates se foi "tranquilamente enquanto dormia".
Nascida em Borger, cidade do Texas, Cates teve uma trajetória limitada em Hollywood. A produção mais conhecida da sua carreira foi a primeira na qual participou, o longa Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador (1993), que rendeu a primeira indicação de DiCaprio ao Oscar. No filme de Lasse Hallström, a atriz interpretou Bonnie, mãe de dois garotos que sofria de obesidade mórbida devido a depressão desenvolvida após o suicídio do marido.
De acordo com a Variety, a atriz foi supostamente descoberta pelo escritor e roteirista de Gilbert Grape, Peter Hedges, no episódio de um talk show em que aparecia falando sobre como a obesidade impactou sua vida. Após o longa de 1993, Cates fez pequenas participações nas séries Picket Fences e O Toque de Um Anjo; e no telefilme Wolf Girl. Ela ainda é creditada para aparecer no inédito Billboard, comedia dirigida por Zeke Zelker que está em fase de pós-produção.
Confira abaixo um vídeo com os melhores momentos de Darlene Cates como Mamma Grape: