Uma petição online que pede um boicote ao filme Death Note, adaptação para os cinemas do anime japonês de mesmo nome, ultrapassou o número de 10 mil assinaturas. O longa-metragem produzido pela Netflix é acusado de promover o embranquecimento de personagens não-caucasianos na obra que leva para Hollywood a história criada nos mangás escritos por Tsugumi Ohba e ilustrados por Takeshi Obata.
"O mangá de Death Note vendeu mais de 30 milhões de cópias ao redor do mundo. Ele também deu origem a dois filmes, um anime famoso mundialmente e um musical. A história em si é cheia de elementos da cultura, história e identidade japonesas e a narrativa japonesa é essencial para o enredo e a narrativa", diz o texto assinado por Sarah Rose, autora da petição que conta com 13.106 apoiadores até o fechamento desta notícia.
A adaptação estadunidense de Death Note muda o contexto do enredo original do Japão para os Estados Unidos, trocando inclusive os nomes dos personagens principais. Misa Amane e Light Yagami se chamam agora Light Turner e Mia Sutton, interpretados por Nat Wolff e Margaret Qualley, respectivamente. A trama se passa na cidade americana de Seattle, em Washington.
"Atores brancos interpretam os papéis principais nesta adaptação. Death Note não deveria ter escalado apenas atores brancos. Isso vai contra a alma da história", disse Rose, que também já se mobilizou contra uma suposta transfobia em Fragmentado e Zoolander 2.
Edward Zo, um ator americano descendente de asiáticos, alegou ter recusado um papel secundário em Death Note durante a fase de pré-produção. "Esta teria sido uma oportunidade incrível para um ator de uma minoria, para um ator asiático ganhar projeção global e quebrar barreiras e estereótipos... mas eles não estão procurando atores asiáticos para o papel de Light Yagami", afirmou Zo na ocasião.
Outro filme que lida com uma controvérsia semelhante é filme de ação/sci-fi A Vigilante do Amanhã: Ghost In The Shell, também baseado num anime (que por sua vez é baseado num mangá) que traz Scarlett Johansson como protagonista.
Death Note estreia na Netflix dia 25 de agosto. O elenco conta com Willem Dafoe, Keith Stanfield, Paul Nakauchi e Shea Whigham.