A partir de hoje, dia 21 de março, até o dia 2 de abril, a Caixa Cultural do Rio de Janeiro apresenta a mostra de filmes Devi: Mulher em Cena, uma coletânea de obras que tratam da figura da mulher dentro e fora das telonas na indústria cinematográfica indiana. Com curadoria assinada por Carina Bini - que também apresentará seu curta-metragem sobre a temática, India, My Love Story -, a exposição explora a participação feminina na sétima arte, na sociedade indiana e no mundo como um todo.
"Selecionei filmes com temas que passeiam por questões pertinentes ao universo feminino e seus desafios atuais. A Índia é um país que apresenta uma estrutura social complexa, que tenta alinhar padrões tradicionais e modernos, tornando-se uma nação curiosa e que tem sido fonte de estudos e reflexões. O cinema é um forte elemento que compõe esse espectro social e cultural. Os indianos consomem seu próprio cinema, que traz suas histórias, desejos e aflições para as telas das milhares de salas do país, e as produções acabam construindo um imaginário de forte influência para a sociedade", declara Bini.
A mostra ainda trará debates com cineastas brasileiras, incluindo a diretora Lucia Murat, sobre a temática da exposição e apresentações das danças indianas Mohiniyattam e Kathak, performada pelas bailarinas Ludymilla Van Lameren e Susane Travassos, respectivamente. Confira os filmes selecionados:
Dharma
Índia, my love story
Devoto
Caminho do Silêncio
A menina e a coruja
Pink
Serviço:
Devi: Mulher em Cena - de 21 de março a 2 de abril, na Caixa Cultural do Rio de Janeiro. Confira a programação completa