Errei, erramos. Brian Cullinan e Martha Ruiz, auditores da PricewaterhouseCoopers, eram praticamente dois desconhecidos até o último domingo, mas desde a confusão na entrega do Oscar de melhor filme para Moonlight: Sob a Luz do Luar a fama da dupla só aumenta. E isso cresceu de tal maneira que chegou ao pior ponto: invasão de privacidade.
Brian e Martha vêm recebendo ameaças de morte e ataques nas redes sociais e a PricewaterhouseCoopers decidiu contratar seguranças particulares para cada um depois que fotos de suas residências e seus familiares foram espalhadas na internet.
Banidos do Academy Awards pela presidente da Academia Cheryl Boone Isaacs - que promete que "mudanças serão implementadas para evitar que casos do tipo voltem a acontecer" -, eles não serão demitidos pela PWC. Brian Cullinan, que - diz a Variety - chegou a sugerir aos produtores da cerimônia um esquete protagonizado por ele, Martha e o apresentador Jimmy Kimmel, se distraiu tirando fotos dos vencedores para postar no Twitter e acabou trocando o envelope de Melhor Filme pelo de Melhor Atriz pouco antes da entrada de Warren Beatty e Faye Dunaway no palco.
De acordo com fontes do TMZ, Cullinan tinha autorização e enconrajamento da Academia para postar registros exclusivos dos bastidores. Mas se enrolou. E, pior ainda, demorou demais a corrigir o equívoco - erro também cometido por sua colega de trabalho. Testemunhas afirmam que eles observavam calmamente o agradecimento da equipe La La Land - Cantando Estações e tiveram que ser "praticamente empurrados" para o palco, onde recolheram o envelope da gafe. Quem finalmente esclareceu tudo foi o produtor Jordan Horowitz.