O Oscar 2017 fez história, e não apenas pela trapalhada envolvendo o anúncio do vencedor de melhor filme. Damien Chazelle, premiado como melhor diretor por La La Land, tornou-se o mais jovem detentor da cobiçada estatueta dourada nesta categoria.
Aos 32 anos, Chazelle é 221 dias mais novo que o antigo detentor da marca: Norman Taurog, premiado em 1931 por Skippy. Ou seja, ele bateu um recorde que já durava 85 anos.
"Este é um filme sobre o amor, e tive sorte suficiente de me apaixonar enquanto o realizava. Significa o mundo para mim poder dividir isto com você", disse o diretor em seu discurso de agradecimento, se referindo à namorada Olivia Hamilton.
Com apenas três filmes no currículo como diretor (o pouco conhecido Guy and Madeline on a Park Bench, o também oscarizado Whiplash e La La Land), Chazelle é também roteirista de Rua Cloverfield, 10, Toque de Mestre e O Último Exorcismo - Parte 2.
Vale lembrar que Chazelle também encerrou um curioso domínio mexicano na categoria de melhor direção no Oscar. Afinal de contas, Alfonso Cuarón ganhou em 2014 por Gravidade e Alejandro González Iñárritu levou nos dois anos seguintes, por Birdman e O Regresso. Confira abaixo seu discurso de agradecimento no Oscar!