Os fãs de Harry Potter têm um motivo especial para terem adorado a premiação deste ano - e não tem nada a ver com a trapalhada em torno do anúncio do prêmio de melhor filme, entregue a Moonlight. Pela primeira vez, um filme da franquia ganhou a cobiçada estatueta dourada.
A proeza foi obtida por Animais Fantásticos e Onde Habitam, que venceu na categoria de melhor figurino (Colleen Atwood). O longa-metragem também concorria na categoria de melhor direção de arte, onde foi derrotado por La La Land.
Vale lembrar que os oito filmes da série Harry Potter já haviam recebido 12 indicações ao Oscar: três em A Pedra Filosofal, dois em O Prisioneiro de Azkaban, uma em O Cálice de Fogo, uma em O Enigma do Príncipe, duas em As Relíquias da Morte - Parte 1 e três em As Relíquias da Morte - Parte 2. Da série, apenas A Câmara Secreta e A Ordem da Fênix não receberam indicações ao Oscar.
O próximo filme da franquia a chegar aos cinemas será Animais Fantásticos e Onde Habitam 2, previsto para 15 de novembro de 2018.