A atriz iraniana Taraneh Alidoosti, que interpreta a personagem principal do drama O Apartamento, indicado ao Oscar de Filme Estrangeiro, anunciou em sua redes sociais que não comparecerá à cerimônia em protesto contra recentes ações xenófobas do presidente Donald Trump.
"A iniciativa de Trump de banir vistos para iranianos e outros é uma ação racista e inaceitável. Independentemente da resolução incluir ou não eventos culturais, eu não irei ao Academy Awards 2017 em protesto."
O polêmico presidente dos Estados Unidos está para assinar uma ordem executiva que proíbe temporariamente a entrada de refugiados no país e suspende vistos para cidadãos da Síria, Iraque, Irã, Líbia, Somália, Sudão e Iêmen.
Representante do Irã, O Apartamento concorre com o alemão Toni Erdmann, o dinamarquês Terra de Minas, o australiano Tanna e o sueco Um Homem Chamado Ove. O diretor é Asghar Farhadi, que ganhou a estatueta em 2012 por A Separação. Farhadi e o outro ator principal de O Apartamento, o também iraniano Shahab Hosseini, ainda não se pronunciaram sobre a decisão de Taraneh.
Premiado no Festival de Cannes 2016 pela atuação de Hosseini e o roteiro de Farhadi, o longa encontra-se em cartaz nos cinemas brasileiros. Confira a crítica.
Já sabe tudo sobre o Oscar 2017? Relembre os indicados, vote nos seus favoritos e acompanhe a maior premiação do cinema mundial através do canal especial sobre o Oscar no AdoroCinema!