Ben Affleck quer um pouco de paz para trabalhar. Cansado de ter de responder as mesmas perguntas sobre The Batman — filme solo do Homem-Morcego no qual está escalado para dirigir, corroteirizar e estrelar — o ator e cineasta falou abertamente sobre sua frustração com a imprensa durante a estreia de A Lei da Noite no Canadá.
"Oh, meu Deus, isso é um saco", disse Affleck, visivelmente estressado, em entrevista ao programa de TV Entertainment Tonight. "É como se eu gerasse na imprensa essa imensa caça aos cliques sempre que eu menciono o Batman. Levou dois anos para realizar este filme [A Lei da Noite], mas ninguém me perguntava 'onde está A Lei da Noite?' enquanto eu o produzia."
O thriller policial de época com ares de film-noir A Lei da Noite é primeiro projeto dirigido e estrelado por Affleck desde Argo, bem sucedido vencedor do Oscar, Globo de Ouro, SAG Awards, BAFTA Awards e outros prêmios. A Lei da Noite teve uma estreia em circuito restrito nos Estados Unidos no final do ano passado visando se tornar elegível para o Oscar, mas o filme pode passar longe das temporadas de premiações, visto que, o trabalho foi recebido pela imprensa como o pior longa de Affleck como diretor até então.
"Eles [jornalistas] só falam 'Batman, Batman, Batman'. Batman está seguindo. Será ótimo. Nós vamos fazer algo realmente especial", prometeu Affleck, de forma vaga. "Nós vamos levar o tempo que for preciso para fazê-lo da forma correta. Nós vamos fazer bem feito. Nós vamos fazer isso do jeito certo e os fãs vão amar".
Em uma outra entrevista recente, Affleck expressou se desapontamento por todas as conversas sobre The Batman terem, em sua opinião, eclipsado seu filme mais recente. "A Lei da Noite me tomou um ano e meio para escrever e finalizar, e eu trabalhei muito duro. E, simplesmente, ninguém deu a mínima."
Não é difícil pensar que Affleck está sob algumas pressões. Desde que foi anunciado como intérprete de Bruce Wayne, recebendo o cargo de um Christian Bale que tinha se consagrado no papel, o ator teve que lidar com a desconfiança dos fãs e com muitas críticas. Após a estreia de Batman Vs Superman - A Origem da Justiça (2016), a presença de Affleck como o Homem-Morcego chegou a se destacar como uma das coisas positivas de um filme considerado irregular.
Tanto Batman Vs Superman quanto Esquadrão Suicida (2016) conseguiram resultados satisfatórios nas bilheterias mundiais para a Warner Bros., mas ambos os filmes, que tinham a missão de consolidar a investida do estúdio no Universo Estendido da DC (DCEU) não foram nenhum consenso com público e crítica, especialmente o dirigido por David Ayer.
Boa parte da pressão que recai sobre Affleck vem do fato das franquias de super-heróis terem crescido tanto que o DCEU terá dois filmes por ano até 2018 e tem filme agendado até para 2020, o que faz com que o calendário de produções seja mais apertado do que o de outros blockbusters. Ainda assim, vale lembrar que The Batman sequer tem data de estreia marcada ou mesmo uma confirmação oficial da Warner Bros. em relação ao sinal verde dado ao filme. Enquanto isso, Affleck fará sua próxima participação como o Cavaleiro das Trevas nos filmes da DC em Liga da Justiça, dirigido por Zack Snyder, com estreia prevista no Brasil para o dia 16 de novembro de 2017.