Faltando pouco menos de um mês para a abertura, a organização do Festival de Berlim divulgou uma nova leva de títulos que farão parte da mostra 2017. O Brasil estará na disputa pelo Urso de Ouro com Joaquim, drama de Marcelo Gomes sobre o "despertar" político de Joaquim José da Silva Xavier, que ficaria eternizado na história do Brasil como o mártir Tiradentes. Produções nacionais venceram em duas ocasiões o prêmio principal do festival alemão: Tropa de Elite, em 2008, e Central do Brasil, em 1998. Será o fim da sina dos anos terminados em 8 ou Marcelo deveria ter segurado o filme durante um ano para ter mais chances?
Antes deste anúncio, o Brasil já tinha quatro títulos confirmados no evento: Pendular, de Julia Murat, e Vazante, de Daniela Thomas, na Mostra Panorama; e As Duas Irenes, de Fábio Meira, e Mulher do Pai, de Cristiane Oliveira, na Mostra Geração.
Além da grande novidade brasileira, as aguardadas sequências Logan e T2 Trainspotting foram incluídas na programação, fora de competição.
COMPETIÇÃO OFICIAL
Bamui haebyun-eoseo honja, de Hong Sang-soo
Helle Nächte, de Thomas Arslan
Joaquim, de Marcelo Gomes
Mr. Long, de Sabu
Return to Montauk, de Volker Schlöndorff
Wilde Maus, de Josef Hader
FORA DE COMPETIÇÃO
T2 Trainspotting, de Danny Boyle
Logan, de James Mangold
El Bar, de Álex de la Iglesia
Viceroy’s House, de Gurinder Chadha
GALAS ESPECIAIS
In Zeiten des abnehmenden Lichts, De Matti Geschonneck
Masaryk, de Julius Sevcík
Os filmes listados juntam-se aos previamente anunciados. A competição oficial completa deverá ser revelada nas próximas semanas. O Festival de Berlim 2017 começa dia 9 de fevereiro, com exibição de Django, e segue até o dia 19. Paul Verhoeven, diretor de RoboCop - O Policial do Futuro, Instinto Selvagem e Elle, será o presidente do júri.
Ainda sem previsão de lançamento, Joaquim será distribuído pela Imovision. Trainspotting chega aos cinemas dia 16 de fevereiro e Logan em 2 de março.