Com o fim da trilogia dos mutantes mais jovens em X-Men: Apocalipse, a saída do diretor Bryan Singer da franquia X-Men e a última participação de Hugh Jackman como Wolverine em Logan, o futuro dos mutantes no cinema anda incerto há algum tempo. Um dos vários questionamentos sobre X-Men é se haverá um retorno de Jennifer Lawrence, Michael Fassbender e James McAvoy nas versões jovens de Mística, Magneto e Professor Xavier. Entrevistado no The Empire Film Podcast, Fassbender disse que não faz a mínima ideia se voltará a interpretar o mutante controlador de metais.
"Para ser honesto, eu não sei [se retornarei para a franquia X-Men]. Eu não tomei nenhum tipo de decisão porque não tenho a mínima ideia do que vai acontecer em seguida na franquia, para ser honesto", afirmou Fassbender, cujo contrato na saga dos mutantes acabou com X-Men: Apocalipse. Sobre o assunto, o ator não foi o único a se posicionar de forma indecisa, JLaw já mudou de ideia várias sobre a possibilidade de voltar ou não. Em uma dessas entrevistas ela até afirmou que "Se um de nós [três] não voltar, ninguém mais volta".
Após Logan, que estreia no Brasil dia 2 de março de 2017, o que sabemos da franquia X-Men é o desenvolvimento do filme solo do personagem Gambit, que será estrelado por Channing Tatum, e o spinoff X-Men: The New Mutants, que apresentará a história de alguns adolescentes mutantes emblemáticos. Além é claro das grandes apostas da Fox em Deadpool 2, já levantando rumores de que o terceiro filme do mutante vivido por Ryan Reynolds pode ser com a X-Force.
Enquanto não sabemos sobre o retorno de Fassbender, o ator poderá ser visto nas telonas em 2017 nos filmes Assassin's Creed, com estreia dia 12 de janeiro de 2017, e Alien: Covenant, com lançamento dia 11 de maio de 2017.