Depois de dezenas de indicações ao Oscar e cinco vitórias, você pode imaginar que o compositor John Williams deve verificar com atenção o resultado de suas trilha sonoras nos filmes, certo? Errado.
Em entrevista ao jornal The Mirror, o veterano criador dos temas de Star Wars, Indiana Jones, E.T. - O Extraterrestre e A Lista de Schindler admitiu que jamais assistiu à versão completa de nenhum filme da saga Star Wars.
Ou seja, ele apenas assistiu aos trechos não finalizados e fora de ordem, enviados a ele para o trabalho na trilha. Depois de entregar a música pronta, John Williams nunca foi aos cinemas para ver um único filme de Star Wars - nem mesmo para descobrir a história completa:
"Quando eu termino um filme, eu já passei tempo com ele, dublando, gravando e assim por diante. Você sai do estúdio e pensa 'Ufa, acabou'. Eu não tenho o impulso de ir ao cinema e ver o resultado. Talvez algumas pessoas achem isso estranho, mas eu escuto as minhas gravações muito, muito raramente".
Por incrível que pareça, é possível ser um dos maiores criadores de trilhas sonoras da história do cinema, sem ser necessariamente um cinéfilo.
Mas existem compositores mais curiosos que Williams nesse quesito: para a criação da trilha de Os Oito Odiados, Ennio Morricone não assistiu a nenhuma imagem do filme. Toda a música foi criada antes das gravações, baseando-se nas conversas com o diretor Quentin Tarantino.