George Clooney vai desenvolver um drama sobre a guerra civil na Síria baseado no documentário de 40 minutos Os Capacetes Brancos, sobre a organização Defesa Civil Síria, formada por aproximadamente 3 mil voluntários.
Clooney e o ator e produtor Grant Heslov — que já trabalharam juntos em produções como Argo e Tudo Pelo Poder — ainda buscam um roteirista para o projeto. Ainda não há previsão para início das filmagens nem previsão de lançamento.
A Defesa Civil Síria é mais conhecida pelo nome de Capacetes Brancos e atua na área controlada por rebeldes no país. Fundada por um britânico e financiada por governos ocidentais, a ONG afirma ter salvado mais de 60 mil pessoas atingidas por bombardeios realizados pela Força Aérea Síria. Durante o tempo em que tem atuado no conflito, 150 voluntários do grupo humanitário morreram. O grupo foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2016, mas perderam para o colombiano Juan Manuel Santos.
O documentário Os Capacetes Brancos foi lançado pela Netflix em setembro deste ano. O filme foi dirigido por Orlando von Einsiedel e está na lista de pré-indicados ao Oscar de melhor curta-metragem documentário.