Foram 10 anos para que Maresia enfim ficasse pronto, o que aumentou a responsabilidade do protagonista Julio Andrade. "É o filme da vida do cara, um dos!", ressaltou o ator. "Esta responsabilidade eu também levo para os sets, com minha vontade de querer fazer o filme."
Por mais que não esteja ligado ao filme desde o início da longa gestação, a participação de Julio Andrade é essencial. Não só por interpretar dois personagens, o obcecado Gaspar Dias e o visceral pintor Emilio Vega, mas também por ambos delimitarem a narrativa deste drama nacional, vencedor de dois prêmios no Cine Ceará. A ponto do próprio diretor considerá-lo coautor do filme. "A colaboração do Julio foi fundamental! Ele foi um verdadeiro coautor do filme, sabia exatamente o que era um e o que era outro [personagem]."
Aproveitamos a presença de Vera Holtz, que interpreta uma personagem secundária em Maresia, para perguntar o porquê de sua ausência no cinema nacional. "Fiquei muito tempo fazendo teatro, com longas turnês, e depois fui fazer televisão, o que também não coincidia que quando acabasse uma novela eu pudesse fazer cinema. Isso realmente nunca deu certo, fiz pouquíssimos filmes [..] Estive afastada da televisão por 15 meses e nesse período consegui fazer Maresia, Malasartes e o Duelo da Morte, TOC e Berenice Procura." Vale ressaltar que os três últimos permanecem inéditos.
Já em cartaz nos cinemas, Maresia conta ainda com Álamo Facó, Pietro Mario e Mariana Nunes no elenco. Confira nossa crítica!