Shawn Levy quer levar uma continuação de Gigantes de Aço para os cinemas, mas está ciente dos desafios que o projeto irá enfrentar.
O filme original, lançado em 2011 e estrelado por Hugh Jackman, se passa em um futuro não tão distante em que lutas de boxe são travadas entre robôs gigantescos. O longa teve uma recepção mista pela imprensa, mas conquistou um público considerável, especialmente fora dos Estados Unidos, onde teve uma bilheteria quase três vezes maior do que no mercado doméstico.
Durante uma sessão comemorativa de Gigantes de Aço, Levy concedeu uma entrevista ao site Collider onde falou sobre o futuro da saga de Charlie Kenton (Jackman) e o robô Atom. Ele disse que as sessões teste de Gigantes de Aço indicavam que o filme seria muito querido pelo público e desde então ele planeja uma sequência.
"Eu sempre respondo as pessoas sobre uma sequência de Gigantes de Aço. Eu gostaria de ter uma resposta conclusiva. Esta é a verdade: Nós começamos a desenvolver uma sequência seis meses antes do filme estrear [em 2011]. Nós sabíamos desde que começamos a apresentar esse filme que ele receberia uma avaliação muito positiva. Isso raramente acontece, mas o filme tinha algo que tocou o público, então nós começamos a pensar em ideias para a sequência. A pura verdade, a verdade mais concisa que eu consigo expressar, é que já foi provado que é muito difícil fazer uma sequência que não pareça uma versão requentada do original"
Shaw Levy já dirigiu produções como Doze é Demais, a trilogia Uma Noite no Museu e episódios de Stranger Things. Apesar de preparar mais dois longas para o futuro (Uncharted e Starman), o diretor está otimista que Gigantes de Aço 2 seja produzido — e com o retorno de Jackman, claro.
"Uma área que eu adoraria explorar [na sequência] é pensar em como o Atom foi construído. Será que algo em sua formação incorporou uma inteligência artificial ou orgânica de forma que ele seja auto-consciente de alguma maneira? Então, tudo o que eu posso dizer é que nós tentamos [desenvolver a história] com vários roteiristas e nenhum rascunho me chamou a atenção."
Em setembro de 2014, Levy disse Jackman está disposto a volta para a sequência. "Hugh e eu amamos este filme então se pudermos, vamos fazê-lo, mas eu tenho esse sensação de que é melhor fazê-lo logo senão, francamente, o público pode não estar mais presente da mesma maneira. Então vamos ver".